O ritmo acelerado de lançamento de novos produtos faz com que muitos usuários troquem seus equipamentos eletrônicos com muita freqüência. Todo este descarte de equipamentos, muitos deles ainda em funcionamento, pode gerar um grande impacto no meio ambiente.
É fácil imaginar o tamanho do problema que o Brasil enfrentará em pouco tempo, tendo como base os 12 milhões de computadores, 48 milhões de celulares e 10 milhões de televisores vendidos só no ano de 2008. Em contra partida a isso, a partir de agosto, a USP colocará em funcionamento um centro de descarte e reciclagem de lixo eletrônico, como computadores, impressoras e outros equipamentos de rede. O local fará a separação de todos os componentes e encaminhará o material para empresas que trabalham especificamente com cada um deles. É o primeiro centro público do tipo no país - no setor privado, há poucas iniciativas parecidas.
A estimativa do projeto é atingir a marca mínima de 500 equipamentos eletrônicos por mês. Com esse valor, o centro se torna sustentável e não precisará mais de aporte financeiro da universidade. Para nós usuários também é bom lembrar que a iniciativa correta é o uso racional da tecnologia, o que significa consumir o necessário e só substituir computador antigo quando ele realmente não atende as suas necessidades, resumindo, pensar antes de consumir.
Por Cassiano Miranda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário