11 de maio de 2009

O cinema no Mundo

O cinema se consolidou como uma das formas de expressão mais relevantes no século XX ao criar uma nova forma de linguagem, a linguagem audiovisual, ampliando também a discussão em forma de questões nos campos estético e social.
Devemos destacar que a escassa literatura sobre o assunto disponível no mercado fica agora reforçada com publicações sobre “Cinema no mundo”.
A importância dos estados Unidos para a indústria cinematográfica, resulta numa visão industrial e mercadológica para o cinema. O cinema americano alcançou o domínio do mercado, no próprio país e no mundo.
A América Latina, por sua vez, ao longo do tempo, foi marcada por processos históricos e econômicos bastante tumultuados podemos destacar que os países como Argentina, Brasil e México, são os que apresentam maior nível de industrialização e mercado em termos cinematográficos.
Quando pensamos na Europa percebemos que o cinema passou a ter para cada país europeu, a idéia de cultura como valor.
A Ásia apresenta grandes diferenças no plano étnico, religioso e lingüístico, onde o idioma Chinês exerce forte influência sobre o sudeste Asiático refletindo claramente na forma como está estruturada a indústria de cinema na região.
A Índia, apesar da complexidade do país, é uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo. Produz em média 1.000 filmes por ano e é o mercado no qual o cinema Americano tem pouco acesso, decorrente de questões morais e culturais.
Na África, o cinema é uma arte de ambições reduzidas.
O caso curioso é o da Nigéria, que, com uma estrutura totalmente informal viabilizou uma produção por meio de vídeos na forma de DVD.


Extraídos dp texto de Bruno Hingst.
Por Cairo Pinheiro.

Nenhum comentário: