21 de abril de 2009

Acadêmicos de Direito participam de eventos nacionais

Três alunos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram, na semana passada, de dois eventos nacionais ligados à assessoria jurídica. Thiago Rafagnin, Pablo Borba e Lucas Machado estiveram em São Paulo para trocar experiências com alunos do país inteiro sobre o assunto, que é o mais novo projeto de extensão do curso da UCPel.
De acordo com os alunos, a participação veio afinar a implementação do Núcleo de Assessoria Popular na Católica. Dificuldades, facilidades e desafios na área foram debatidos nos encontros. Segundo Borba, como a maioria das assessorias jurídicas atua com o direito urbanístico, os dois eventos se complementaram. “Vimos relatos de experiências do Brasil afora, que vamos tentar aplicar em Pelotas”, destacou.
As reuniões do Núcleo de Assessoria Popular são realizadas às quintas-feiras, às 17h30min, na sala de vídeo do Prédio do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais. Qualquer pessoa interessada no tema pode participar. O projeto da UCPel é coordenado pelo professor Reinaldo Tillmann.

O que é Assessoria Popular?
Diferentemente da Assistência Judiciária, que já existe na UCPel e trata principalmente do Direito tradicional direcionado a uma pessoa (atendimentos individuais), a Assessoria Jurídica pretende trabalhar com o Direito coletivo. Atuando em um determinado espaço territorial, a Assessoria Popular estuda a fundo as questões que envolvem a comunidade e apresenta soluções. Atentados contra os Direitos Humanos, poluição e direitos de grupos de trabalhadores são alguns elementos que envolvem a coletividade.

Por Gabriela Torales

Nenhum comentário: